Análise do Efeito da Frequencia Reduzida de Conhecimento de Resultados (CR) na aquisição de habilidades motoras em indivíduos com e sem Síndrome de Down

Autores

  • Márcio Mário VIEIRA
  • Mariana Oliveira dos REIS
  • Ivana Montandon Soares ALEIXO

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2013.v14n2.3610

Palavras-chave:

Educação especial, Conhecimento de Resultados, Síndrome de Down

Resumo

A Síndrome de Down (SD) consiste em uma conhecida condição genética associada ao retardo mental o que torna necessário diferentes condições de manipulação de frequências de conhecimento de resultados para a aquisição de habilidades motoras. O presente estudo teve como objetivo compararos efeitos da frequência reduzida de conhecimento de resultados na aquisição de habilidades motoras de indivíduos com e sem Síndrome de Down. Vinte sujeitos executaram uma tarefa de arremesso em direção a um alvo posicionado no chão. O estudo foi constituído de fase de aquisição e teste. Dez minutos após a fase de aquisição foi realizado o teste de transferência contendo dez tentativas do mesmo arremesso com distância diferente da fase de aquisição e sem apresentação de CR. Dois grupos foram organizados, SD33 com indivíduos com SD e frequência de 33% CR e SSD50 com indivíduos sem SD e frequência de 33% CR. Os grupos apresentaram resultados similares no teste para o escore, contudo os indivíduos com SD foram mais inconsistentes. Os resultados parecem indicar que os indivíduos com SD processam informação como os indivíduos que não possuem a SD, todavia seu desempenho apresenta alta variabilidade devido à natureza da síndrome.

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Publicado

2021-09-28

Edição

Seção

Relato de pesquisa