Ensino da Capoeira para Pessoas com Deficiência Intelectual

Autores

  • Luciana Erina PALMA
  • Sofia Wolker MANTA
  • Greice Rosso LEHNHARD
  • Silmara Elice Renner MATTHES

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2012.v13n1.3605

Palavras-chave:

Educação física, capoeira, deficiência intelectual

Resumo

No intuito de oferecer a aprendizagem da capoeira para alunos com deficiência intelectual foram oportunizadas aulas da modalidade em uma escola especial da cidade de Santa Maria, RS. Os conteúdos abordados foram: o histórico da capoeira, seus elementos, o ritmo e a roda de capoeira. As avaliações deram-se a partir da elaboração de pareceres descritivos. O aprendizado dos movimentos básicos da capoeira foi relevante para o aluno no sentido de melhorar sua consciência corporal, coordenação e atenção. Sendo assim, a capoeira pode fornecer às pessoas com deficiência intelectual o gosto pela prática de atividade física, socialização e aprimoramento da coordenação motora.

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Publicado

2021-09-27

Edição

Seção

Relato de pesquisa