A Educação Física Adaptada nos Registros da Revista da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada no Período de 1996 a 2007

Autores

  • Cláudio Silvério da SILVA
  • Samuel de Souza NETO
  • Alexandre Janotta DRIGO

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2012.v13n1.3601

Palavras-chave:

Atividade motora adaptada, formação profissional, educação física

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar a temática: A disciplina curricular educação física adaptada (EFA) nos registros da Revista da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada entre 1996 e 2007. Utilizouse como metodologia a análise documental, tendo como técnica de pesquisa o Repertório Analítico de Caspard- Karydis. Dos 67 artigos, quatro textos foram identificados sob a temática deste estudo. Um artigo de 1996 sobre a estruturação da disciplina EFA nos cursos de EF; dois artigos do ano 2000, valorizando a infusão da disciplina no currículo de EF e a inclusão no processo formativo em EF, e um de 2005 analisando a relação entre a disciplina e a atuação de professores de EF em instituições para deficientes. Como conclusão cabe assinalar que, a presença da disciplina curricular EFA no currículo é resultado de mobilizações políticas dos especialistas e da produção de conhecimentos na área.

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Publicado

2021-09-27

Edição

Seção

Relato de pesquisa