A Prática Pedagógica do Professor de Educação Física em um Ambiente Escolar Inclusivo

Autores

  • Irene Elias RODRIGUES
  • Samara de Farias Fernandes FERREIRA

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2013.v14n1.3585

Palavras-chave:

Inclusão, Educação Física, Escola

Resumo

A pesquisa, objeto deste trabalho, analisou a forma como se materializa a prática pedagógica do professor de Educação Física em um ambiente escolar inclusivo, buscando com isto favorecer uma reflexão mais aprofundada do assunto no meio acadêmico. Foi desenvolvida em uma escola da rede pública do município de Tucuruí-Pa onde a prática inclusiva é vivenciada desde 1994, fato este considerado fundamental para a realização da mesma. O tipo de estudo realizado foi o estudo de caso, sendo que a coleta de dados deu-se através de entrevista semiestruturada e observações não participante, a análise dos instrumentos coletados forem realizadas através da préanálise, descrição analítica e interpretação referencial, baseadas no estudo de Bardin. O estudo nos permitiu constatar que entre os entraves que inviabilizam o processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais nas aulas de educação física está a formação ineficiente dos discentes do curso de graduação em educação física cujo conteúdo sobre inclusão é restrito apenas a uma disciplina teórica. Outro fator determinante é a própria auto-exclusão dos alunos nas atividades de educação física proposta pelos professores. Essas constatações nos remeteram as seguintes conclusões: é necessário que haja uma mudança no Projeto Político Pedagógico do Curso de Educação Física, de modo que o desenho curricular do referido curso, possa contemplar, em todas as disciplinas, o processo de inclusão, e que as escolas, famílias, professores e alunos estejam realmente envolvidos e comprometidos para a efetivação do referido processo.

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Publicado

2021-09-28

Edição

Seção

Relato de pesquisa