Habilidades Aquáticas em Criança com Distúrbio Neurológico: um Estudo de Caso

Autores

  • Patricia ROSSI
  • Mey de Abreu van MUNSTER

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2013.v14n1.3584

Palavras-chave:

Natação, Destreza Motora, Doenças do Sistema Nervoso

Resumo

O objetivo desse estudo foi verificar a influência de um programa de natação nas habilidades aquáticas de crianças com distúrbios neurológicos durante o processo de ensino e aprendizagem da modalidade. Foi desenvolvido o delineamento intrassujeito AB, tendo como participante uma criança, do gênero feminino, com idade de 11 anos, que apresentava distúrbio neurológico decorrente de meningite. Como instrumentos de coleta de dados foram empregados: 1) a Escala de Avaliação de Habilidades Aquáticas Básicas (EAHAB) e 2) o diário de campo. Os resultados obtidos pela EAHAB demonstraram que a participante obteve evolução nas habilidades como imersão, respiração, deslocamento, e entrada e saída da piscina. Tais resultados relacionam-se com os dados obtidos por meio do diário de campo, que descreveu a melhoria da segurança e da autonomia em meio líquido. Considerou-se que o ensino da natação foi eficaz para a amostra em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

.

Downloads

Publicado

2021-09-28

Edição

Seção

Relato de pesquisa