OFICINA DE JOGOS, POSSÍVEL E NECESSÁRIO E IDOSOS

Autores

  • Geiva Carolina Calsa Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) https://orcid.org/0000-0003-2581-2948
  • Mariana Costa do Nascimento Docente do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) https://orcid.org/0000-0002-0150-242X

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2020.v12n1.p73-104

Palavras-chave:

Educação, Idoso, Intergeracional, Possível e necessário, Jogos de regras

Resumo

O objetivo de nossa pesquisa foi investigar os efeitos de uma intervenção pedagógica construtivista e intergeracional sobre o desenvolvimento da formação de possíveis e do necessário entre idosos. Participaram da pesquisa sete alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade/UEM e quatro alunas do curso de Pedagogia da mesma instituição. A pesquisa qualitativa, na modalidade pesquisa participante e com base no método clínico. Realizamos o processo de intervenção construtivista com os jogos Cara a Cara, Katamino e Eu sou...? e três atividades em grupo, denominadas atividades-desafio também envolvendo a formação de possíveis e de necessários. As sessões de intervenção pedagógica foram realizadas em duplas e grupos intergeracionais em um total de quatorze sessões em grupos nas dependências da UNATI/UEM. Para a análise dos dados produzidos pelos participantes da pesquisa quanto ao desenvolvimento do processo de formação de possíveis e do necessário, valemo-nos da Epistemologia Genética de Jean Piaget e seus colaboradores. A partir desses dados, constamos que os idosos-participantes se movimentaram em direção a níveis mais complexos de construção de possíveis e do necessário, manifestando atualização desses esquemas procedimentais. Concluímos, também, que os resultados obtidos nessa pesquisa podem ser creditados às condições construtivistas da intervenção pedagógica realizada com os participantes.

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Publicado

2020-08-06

Edição

Seção

Artigo