A DIMENSÃO POLÍTICA DO PROJETO PEDAGÓGICO E O TRABALHO DE GESTÃO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2020.v12n1.p142-166

Palavras-chave:

Autonomia, Avaliação, Diálogo, Gestão Democrática, Projeto Político-Pedagógico (PPP)

Resumo

Entendendo que a responsabilidade em aprender não é somente do aluno, o presente trabalho apresenta ao gestor alternativas de ações que possibilitam categorizar diferentes áreas de atuação, orientando o estudo da realidade escolar para o alcance das expectativas traçadas nos objetivos da instituição. Se ao professor cabe o domínio do conteúdo e a metodologia, ao gestor incumbe o domínio de indicadores da gestão. A finalidade é envolver a comunidade e afetá-la, no sentido de querer fazer para o bem comum. De que maneira o estudo dos valores morais proporciona a coerência entre o político e o pedagógico? Trata-se de pautar a cultura da convivência e do trabalho escolar em valores morais e não somente em prazos de entrega e planos que se distanciam da função política de uma educação comprometida com o desenvolvimento da autonomia.

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Publicado

2020-08-06

Edição

Seção

Artigo