A RELAÇÃO ENTRE A CRÍTICA DE JEAN PIAGET ÀS EPISTEMOLOGIAS CLÁSSICAS E A EXPLICAÇÃO DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE NOVIDADE
DOI:
https://doi.org/10.36311/1984-1655.2019.v11n1.02.p4Palavras-chave:
Produção de novidade, Epistemologia, Empirismo, Apriorismo, ConstrutivismoResumo
Tanto na história da ciência quanto na história do desenvolvimento cognitivo do sujeito podemos vislumbrar inúmeros exemplos de produção de novidade. A principal área do conhecimento que investiga como a ciência e o sujeito produ-zem conhecimentos novos é a Epistemologia. As características gerais das Epistemologias clássicas (do empirismo e do apriorismo) impedem que essas concep-ções epistemológicas expliquem satisfatoriamente o processo de produção de novidade. No entanto, esse processo é explicado de modo satisfatório pelo constru-tivismo de Jean Piaget através do mecanismo da abstração reflexionante. Por que, segundo Piaget, a Epistemologia Genética dá conta de explicar o processo de pro-dução de novidade e as Epistemologias Clássicas não? O presente artigo visa a responder a esse questionamento.
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