JOGOS MATEMÁTICOS: UMA NOVA ANÁLISE DO MEMOBOX

Autores

  • Lia Leme Zaia Professora Colaboradora no Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2019.v11esp2.06.p110

Palavras-chave:

Jogos, Operações lógicas, Operações infralógicas, Processos de abstração

Resumo

O artigo analisa, a partir da teoria piagetiana, as operações lógico-matemáticas e infralógicas, bem como os processos de abstração que podem ocorrer durante partidas de jogos Memobox. Esses jogos foram desenvolvidos com a participação das crianças que fizeram parte de minha pesquisa de doutorado (ZAIA, 1996). Apresenta os materiais e as regras, analisa os procedimentos possíveis dos jogadores e os avanços que costumam acontecer quando são jogados repetidas vezes e, a título de exemplo, algumas situações problema, cujo objetivo principal é pro-vocar o estabelecimento de relações lógicas e espaciais, além da construção de estratégias para jogar bem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-10-24

Edição

Seção

Artigo