A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA INTELECTUAL DOS SUJEITOS EM JEAN PIAGET: UMA SÍNTESE TEÓRICA
DOI:
https://doi.org/10.36311/1984-1655.2019.v11n1.04.p50Palavras-chave:
Autonomia intelectual, Relações sociais, Cooperação, Trocas intelectuaisResumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar uma síntese teórica do debate realizado por Jean Piaget sobre as relações sociais e de que maneira as interações contribuem para a construção da autonomia intelectual dos sujeitos. Para tanto, dividimos o texto em três partes: a) as relações entre os sujeitos e a sociedade; b) a importância das relações na construção da autonomia; e c) as relações de coo-peração e de trocas intelectuais. Esses elementos constituem a dimensão social do processo de construção da autonomia intelectual. Por um lado, destacamos que as transformações que ocorrem ao longo da vida do sujeito, na relação consigo e com os outros, são essenciais para a afirmação da cooperação e de relações simé-tricas no processo de construção da autonomia. Por outro lado, as trocas intelec-tuais e a cooperação também aparecem como elemento significativo na composi-ção da autonomia intelectual na medida em que possibilita ao sujeito, cognitiva-mente, se apropriar das construções conceituais de outro sujeito, na composição do seu próprio sistema.
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