A CONTRIBUIÇÃO DE PIAGET E A EXPERIÊNCIA PRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Maria Luiza Rheingantz BECKER
  • Tania Márcia da Cunha RODRIGUES

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2018.v10n2.08.p159

Palavras-chave:

Epistemologia Genética, Formação de professores de educação infantil, Mentalidade infantil

Resumo

Este artigo questiona se um professor de educação infantil com anos de prática sabe diferenciar algumas características próprias do pensamento da criança, presentes na obra de Piaget, mesmo que não tenha lido, ouvido ou conhecido qualquer referência à Epistemologia Genética. Assume-se aqui a relevância da teoria piagetiana para a educação infantil, na atualidade. Questiona-se a relação teoria e prática na formação de professores de Educação Infantil. A partir dessa perspectiva, apresenta-se um estudo de caso com uma professora de crianças de 0 a 5 anos, realizado em maio de 2018, como estudo preliminar de uma disserta-ção de mestrado. Os resultados mostram que algumas das observações sobre as crianças, relatadas pela professora, são coerentes com as contribuições de Piaget no estudo da mentalidade infantil. A metodologia utilizada, baseada em entre-vista semiestruturada inspirada no método clínico de Jean Piaget foi considerada adequada aos objetivos da investigação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-01-16

Edição

Seção

Artigo