O DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA NA PRIMEIRA INFÂNCIA E AS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO CONSTRUTIVISTA E INTERACIONISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Patrícia Fernanda Carmem KEBACH

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2018.v10n2.06.p104

Palavras-chave:

Desenvolvimento Cognitivo, Primeira Infância, Epistemologia Genética, Educação Infantil

Resumo

O presente artigo está redigido em forma de ensaio teórico, cuja autora realiza uma revisão dos estudos piagetianos sobre o desenvolvimento do bebê e da criança pequena. Objetiva-se, assim, refletir sobre os modos de construção de conhecimento na primeira infância e as possíveis relações entre a teoria proposta por Piaget e outros teóricos que abordam o desenvolvimento infantil e a prá-tica cotidiana da Educação Infantil. Aponta para o brincar como a principal ferramenta de construção de conhecimento e expressão na primeira infância. Pro-põe-se, no artigo, que é necessário que os(as) professores(as) compreendam como ocorre a estruturação progressiva de conhecimento da criança para que pos-sam planejar atividades apropriadas para cada grupo que sejam, de fato, significativas para as crianças, valorizando as condutas espontâneas, os interesses e o protagonismo infantil.

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Publicado

2019-01-16

Edição

Seção

Artigo