EDUCAÇÃO MORAL PARA O PERDÃO EM CRIANÇAS

Autores

  • Eloá Losano de ABREU UFPB - João Pessoa-PB
  • Pollyana de Lucena MOREIRA Universidade de Fortaleza
  • Júlio RIQUE NETO Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2018.v10n1.05.p92

Palavras-chave:

Educação Moral, Perdão, Virtudes

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma intervenção para o perdão reali-zada com 17 crianças com idade média de 7 anos e 6 meses (DP = .70). O méto-do utilizado foi quase experimental com participantes respondendo a Entrevista do Perdão no início e no final da intervenção. Após a entrevista inicial, as crian-ças foram divididas aleatoriamente em grupos experimental e controle. As cri-anças do grupo experimental participaram das atividades delineadas para a intervenção. As crianças do grupo controle foram mantidas nas aulas normais na instituição. Os resultados indicaram que perdoar foi associado ao pedido de desculpas e à reconciliação entre as partes em conflito. Na comparação do pré-teste com o pós-teste, as crianças do grupo experimental mostraram um aumen-to significativo do grau de perdão, uma diminuição significativa do grau da raiva do ofensor e um aumento na frequência de escolha pelo perdão como uma opção para resolução de conflitos interpessoais. Acredita-se que para crianças dessa faixa etária o pedido de desculpas e a reconciliação funcionam como re-presentações do perdão.

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Publicado

2018-08-30

Edição

Seção

Artigo