AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MORAL DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE RISCO SOCIAL: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO POR MEIO DO IANDM

Autores

  • Daiana Stursa de QUEIROZ PPGP/UFES - Vitória-ES
  • Sávio Silveira de QUEIROZ UFES - Vitória-ES
  • Antonio Carlos ORTEGA UFES - Vitória-ES

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2017.v9n2.06.p112

Resumo

Este artigo apresenta, em uma perspectiva psicogenética e a partir da teoria piagetiana da moralidade, uma pesquisa sobre aspectos do desenvolvimento moral infantil. Participaram da investigação 20 crianças, de ambos os sexos, com 7 e 10 anos de idade, inseridas em projeto para inclusão social de crianças e adolescentes na cidade de Vitória-ES. Utilizamos instrumento desenvolvido com base na obra piagetiana denominado Instrumento de Avaliação do Nível de Desenvolvimento Moral (IANDM), constituído por oito itens com questões e histórias-dilema, envolvendo as seguintes dimensões da moralidade: consciên-cia e práticas das regras, justiça entre crianças, responsabilidade, roubo, menti-ra; sanção, justiça retributiva e distributiva, igualdade e autoridade. Utilizamos critérios de análise de dados que combinaram análise quantitativa e qualitativa, os quais permitiram estabelecer os níveis: (1) os Níveis de Resposta ao Item (NRI) para cada um dos oito itens do instrumento; e (2) o Nível Geral de Desenvolvimento Moral (NGDM). Os resultados indicam que as crianças de 10 anos apresentaram NGDM com níveis superiores às de 7 anos, uma vez que que a maioria das crianças de 7 anos alcançou o Nível IB e a maioria das de 10 anos o Nível IIA.

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Publicado

2018-04-17

Edição

Seção

Artigo