JUÍZO DE ADOLESCENTES REFERENTE A PUNIÇÕES EM UMA SITUAÇÃO DE DESONESTIDADE ACADÊMICA

Autores

  • Mariana Santolin ROMANELI Ministério da Educação de Chubut – Argentina
  • Heloisa Moulin de ALENCAR UFES - Vitória-ES
  • Mayara Gama de LIMA UFES - Vitória-ES

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2017.v9n1.06.p89

Resumo

O objetivo do presente estudo foi investigar juízo de adolescentes referente a punições à representação da ação de plágio. Participaram da pesquisa 40 ado-lescentes alunos de escolas públicas e particulares igualmente divididos por sexo. O instrumento de pesquisa foi uma entrevista baseada no método clínico piagetiano. Os resultados indicam que, para a maioria dos estudantes, o autor do plágio deve ser punido. Apresentam também alternativas de punição por reciprocidade. Entretanto, as justificativas majoritariamente apresentam conte-údos de tendência à heteronomia. Assim, tem-se o intuito de subsidiar projetos de Educação em Valores Morais, em que sejam desenvolvidos temas ligados a comportamentos de desonestidade acadêmica que visem à construção de per-sonalidades éticas.

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Publicado

2017-09-05

Edição

Seção

Artigo