O ENSINO DE MATEMÁTICA NO BRASIL NA PERSPECTIVA PIAGETIANA:

UMA PRIMEIRA APROXIMAÇÃO AO ESTADO DA ARTE

Autores

  • Clélia Maria Ignatius NOGUEIRA Universidade Estadual de Maringá-PR
  • Vitor Ignatius NOGUEIRA Colégio Platão de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2017.v9esp.05.p93

Palavras-chave:

Ensino de Matemática; Teoria dos Campos Conceituais; Piaget; Educação Matemática.

Resumo

A necessidade de se respeitar o nível cognitivo da criança, de se considerar o conhecimento prévio dela, bem como a importância de que o aluno seja sujeito de sua própria aprendizagem, são pressupostos piagetianos que implícita ou explicitamente orientam as investigações mais atuais na Educação Matemática. Entretanto, ainda não existem estudos que identifiquem o legado de Piaget à Educação Matemática brasileira. Neste texto são apresentados os resultados de uma investigação em andamento com o objetivo de sistematizar e avaliar as produções acerca do ensino de Matemática na perspectiva piagetiana, buscando uma primeira aproximação ao estado da arte deste campo teórico. São apresentados aqui apenas dados quantitativos das pesquisas realizadas na revista Schème (desde sua criação), na revista Bolema (a partir do ano de 2010); nos III, IV e V SIPEM e nos I, II, III e IV Colóquios. A restrição deve-se ao estágio ainda inicial da investigação e, dos resultados já obtidos, é possível inferir que são poucos os trabalhos de investigação na área da Matemática com a presença explícita de Piaget no ensino de Matemática mais forte em estudos realizados por psicólogos e pedagogos do que por matemáticos. Neste último segmento, ela está implícita mediante as pesquisas que se sustentam na teoria dos Campos Conceituais.

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Publicado

2017-07-25

Edição

Seção

Artigo