O JOGO NA VIDA ADULTA:

POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA E OS PROCESSOS MOTIVACIONAIS

Autores

  • Liseane Silveira CAMARGO Rede Estadual de Ensino-RS/Rede Municipal de Ensino - Torres-RS

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2015.v7n2.p135-147

Palavras-chave:

jogo – vida adulta – Epistemologia Genética – processos motivacionais

Resumo

Jogar é uma atividade lúdica observada já nos bebês, através do jogo do exercício. Com o advento da função semiótica e da capacidade de representar, é possibilitado o jogo simbólico. Pos-teriormente, surge o jogo de regras, propiciado pelo desenvolvimento da capacidade de descen-tração dos sujeitos. O jogo se diferencia das atividades não-lúdicas porque assume um caráter “desinteressado”, por um ponto de vista, e “interessado”, por outro. É desinteressado quando se considera que o jogo não possui objetivo extrínseco para acontecer e, interessado, quando se assume que o jogo é interessante por si só, de forma intrínseca. Parte-se do pressuposto que o adulto experimentou todos os tipos de jogos: exercício, simbólico e de regras e, por sua vez, continua exercendo os mesmos (se consideramos que ainda dispõe ou organiza atividades lúdi-cas), só que o faz de forma diferente já que sua estrutura de pensamento não é a mesma que a de uma criança. Como o adulto joga? Por que joga? Para responder a estas perguntas, buscam-se subsídios tanto na teoria piagetiana como nos processos motivacionais apresentados na teoria de Juan Antonio Huertas. É feita uma apresentação da possível relação entre a Epistemologia Genética e a Teoria dos Processos Motivacionais para, posteriormente, referir os aspectos do jogo e sua execução na vida adulta. A revisão teórica e as relações estabelecidas neste texto vão em busca de novas reflexões sobre o tema e no intuito de mostrar que “jogar” ou “brincar” não se restringe à infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

HUERTAS, Juan Antônio. Motivación: querer aprender. 2 ed. Buenos Aires: Aique, 2001.
______. ARDURA, Arancha. Socialización y desarrollo de los motivos: uma perspectiva sociocultural. In: Revista Educação, v.52, n.1, ano XXVII. Jan/ abr. 2004, p.11-37.
LA TAILLE, Yves de. Formação Ética: do tédio ao respeito de si. Porto Alegre, Artmed, 2009.
PIAGET, Jean. (1932) O Juízo Moral na Criança. São Paulo: Summus, 1994.
______. (1964) A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975.

Downloads

Publicado

2016-01-31

Edição

Seção

Artigo