UMA ABORDAGEM SOBRE ABSTRAÇÃO REFLEXIONANTE NO PROCESSO DE INVERSÃO DAS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS

Autores

  • Denice Aparecida Fontana Nisxota MENEGAIS Unipampa - Bagé-RS
  • Léa da Cruz FAGUNDES UFRGS - Porto Alegre-RS
  • Laurete Zanol SAUER UCS - Caxias do Sul-RS
  • Vanessa da Silva Chaves MORAIS Colégio Militar de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2015.v7n2.p121-134

Palavras-chave:

Aprendizagem; Operações Inversas; Educação Matemática; Reversibilidade; Provas Piagetianas.

Resumo

Este artigo descreve e apresenta resultados de uma pesquisa realizada com o objetivo de com-preender a inversão das operações aritméticas, a partir do ponto de vista da abstração reflexio-nante, mediante a aplicação do método clínico piagetiano. Para a sua realização foi aplicada a prova "A Inversão das Operações Aritméticas", apresentada por Piaget, para verificar o nível de abstração reflexionante dos sujeitos. De acordo com os resultados obtidos, pode-se concluir que, dos três sujeitos analisados, um encontra-se no nível IB (concentra-se apenas no conteúdo, sem relacionar as formas de ações, perfazendo apenas abstrações empíricas), enquanto os outros dois sujeitos, no nível III, conseguem refletir sobre o caminho percorrido de n a n’ conseguindo reencontrar n, a partir das reflexões sobre suas coordenações de ações. Portanto, ao realizar a comparação geral entre as três provas, percebeu-se que os sujeitos do nível III adquirem a noção de número, por abstração refletida, considerando o processo do caminho percorrido, da orde-nação e da inversão das operações.

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Referências

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Publicado

2016-01-31

Edição

Seção

Artigo