Representações e construção do conhecimento

Autores

  • Adrián Oscar Dongo Montoya Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2008.v1n1.p134-152

Palavras-chave:

Representação Imagética, Representação Conceitual, Epistemologia Genética, Conhecimento, Piaget

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de mostrar o conceito de representação na obra de Piaget. Para isso, distinguiremos, inicialmente, os dois modos clássicos de representação: a representação imagética ou imagem mental, que evoca de modo figurativo os objetivos e a representação conceitual, que age enquanto sistema de transformações sobre os objetos. Mostraremos a seguir o novo conceito que adquire a representação imagética na pesquisa contemporânea, particularmente nas pesquisas de Piaget. Nessa perspectiva analisaremos as singularidades que adquirem ambas as formas de representação em função das suas origens comuns e nos seus desenvolvimentos recíprocos. Analisaremos então as interações que ocorrem entre essas duas formas de representação, sobretudo as interações que visam à evolução tanto da imagem quanto dos conceitos e noções. Finalmente, analisaremos o papel da representação imagética no desenvolvimento do conhecimento na criança.

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Publicado

2011-04-29

Edição

Seção

Artigo