Jean Piaget e António Damásio:

Ensaio de aproximação

Autores

  • Fernando Becker Universidade Federal do Rio Grande de Sul

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2014.v6n0.p62-79

Palavras-chave:

Piaget; Antonio Damásio; aproximações

Resumo

Aproximar, comparar ou rejeitar, rechaçar? Acreditamos que os estudos de Epistemologia Genética poderão beneficiar-se dos achados das neurociências – neuroci-entistas fazem o mesmo com a Epistemologia Genética. Se a Psicologia Genética nos diz o que os sujeitos humanos, por mérito dos cérebros de seus organismos, são capazes de fazer, as neurociências nos dizem como o cérebro produz emoções, mente e consciência e expressa comportamentos. O que acontece no sistema nervoso, no cérebro, quando o organismo age sobre o meio, resultando essas ações ou esses comportamentos em adap-tação biológica, afetiva e cognitiva, em homeostase? Os benefícios de se conhecer esses processos não são pequenos, especial-mente para o processo educacional, especificamente o de aprendizagem – tão necessário para compreender as possibilidades e dificuldades da aprendizagem escolar, em todos os níveis de ensino. Nossa intenção é fazer algumas aproximações entre o epistemólogo genético Jean Piaget e o neurocientista António Damásio, centrando-nos principalmente nas obras A tomada de consciência, do primeiro (1974) e O mistério da consciência (1999/2000) e E o cérebro criou o homem (2009/2011), do segundo. Esta busca situa-se no âmbito da pre-ocupação nossa, de educadores, visando compreender melhor o destinatário do ensino escolar em particular e da educação em geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BECKER, Fernando & FERREIRA, Rafael dos Reis. Discussão virtual sobre “Interação em Epistemologia Genética”. Schème, revista eletrônica de Epistemologia e Psicologia Genéticas. Marília (SP):
UNESP, V. 4, N. 2, ago./dez. 2012. (http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/scheme/article/viewFile/3182/2495 )
BECKER, Fernando. Epistemologia do professor; o cotidiano da escola. 16ª ed. Petrópolis: Vozes,
2013.
BECKER, Fernando. Epistemologia do professor de matemática. Petrópolis: Vozes, 2012.
BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. 2ª ed. Porto Alegre: Penso, 2012.
DAMÁSIO, António R. O erro de Descartes; emoção, razão e cérebro humano. 2ª reimp. São Paulo: Cia
das Letras, 1996.
DAMÁSIO, António R. O mistério da consciência; do corpo e das emoções ao conhecimento de si. São
Paulo: Cia das Letras, 2000.
DAMÁSIO, António R. Em busca de Espinosa; prazer e dor na ciência dos sentimentos. São Paulo: Cia
das Letras, 2004.
DAMÁSIO, António R. E o cérebro criou o homem. São Paulo: Cia das Letras, 2011.
DAMÁSIO, António R. http://g1.globo.com/globo-news/ciencia-e-tecnologia/videos/t/todosos-videos/v/neurocientista-antonio-damasio-desvenda-misterios-do-cerebro-humano/2680567/ . Entrevista GloboNews Ciência e Tecnologia, 08/07/2013.
DAMÁSIO, António R. http://globotv.globo.com/editora-globo/revista-galileu/v/antonio-damasio-a-diferenca-entre-emocao-e-sentimento/2736952/ , 2013.
ECCLES, John C. O conhecimento do cérebro. São Paulo: Ateneu/EDUSP, 1979.
HERCULANO-HOUZEL, Suzana. http://www.suzanaherculanohouzel.com/journal/2009/2/12/somos-apenas-grandes-primatas-e-agora.html (visitado em 11/11/2013).
INHELDER, B., BOVET, M., SINCLAIR, H. Aprendizagem e estruturas do conhecimento. São Paulo:
Saraiva, 1977.
OTTAVI, D. De Darwin a Piaget; para uma história da psicologia da criança. Lisboa: Instituto Jean Piaget,
2001.
PIAGET, Jean [1946]. A formação do símbolo na criança; imitação, jogo e sonho; imagem e representação.
Rio de Janeiro : Zahar, 1978.
PIAGET, Jean [1948]. Para onde vai a educação. Rio de Janeiro : J. Olympio, 1974.
PIAGET, Jean. (1967) Biologia e conhecimento. Ensaio sobre as relações entre as regulações orgânicas e os
processos cognoscitivos. Petrópolis: Vozes, 1973.
PIAGET, Jean. [1969] Psicologia e pedagogia. Rio de Janeiro : Forense Universitária, 1976.
Volume 6 Número Especial – Novembro/2014 79
www.marilia.unesp.br/scheme
ISSN: 1984-1655
PIAGET, Jean [1970]. Da lógica da criança à lógica do adolescente. São Paulo : Livr. Pioneira Editora,
1976.
PIAGET, Jean. [1972] Inconsciente afetivo e inconsciente cognitivo. In: ___. Estudos de psicologia genética. Rio de Janeiro: Forense, 1973. p.33-48
PIAGET, Jean. Desenvolvimento e aprendizagem. In: LAVATELLY, C. S. e STENDLER, F. Reading in child behavior and development. New York: Hartcourt Brace Janovich, 1972. (Cf. tradução in:
http://pt.scribd.com/doc/72917700/Piaget-Desenvolvimento-e-Aprendizagem-TradSlomp)
PIAGET, Jean [1974]. A tomada de consciência. São Paulo: Melhoramentos, Ed. Da Univ. de São Paulo,
1977.
PIAGET, Jean. [1974b] Adaptación vital y psicología de la inteligencia; selección orgánica y fenocopia.
Madrid : Siglo Veintiuno, 1978.
PIAGET, Jean [1977]. Abstração reflexionante: relações lógico-aritméticas e ordem das relações espaciais.
Porto Alegre : Artes Médicas, 1995.
PIAGET, Jean. [1977b] Comportamento motriz da evolução. Porto : Rès Ed., 1977.
ZIMMER, Carl. 100 trilhões de conexões. Mente e cérebro. São Paulo, Ano XIX, N. 247, p.62-69, ago.
2013.

Downloads

Publicado

2014-12-10

Edição

Seção

Conferência