A Relação entre Moralidade e Moral Ecológica:

Um Estudo Psicogenético

Autores

  • Ligiane Raimundo Gomes Universidade Anhanguera - Santo André-SP

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2014.v6n1.p64-93

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Moralidade, Moral Ecológica.

Resumo

O presente artigo buscou analisar a relação entre moralidade e moral ecológica. Para investigar tal relação nossa hipótese foi a de a aquisição da moral ecológica é construída obedecendo a níveis organizados hierarquicamente, sendo solidária ao desenvolvimento da moralidade. Para esta investigação exploratória, foi tomada uma amostra de 15 participantes, sendo cinco por faixa etária – 6 a 8 anos, 10 a 11 anos e 13 a 15 anos. Mediante o método clínico piagetiano, selecionamos três estudos do próprio Piaget para analisar a moralidade: as regras do jogo que foi investigada a partir do jogo de queimada; a noção de mentira mediante um par de histórias em que uma apresentada uma distorção da realidade e a outra em que a criança tinha intenção de enganar; e a noção de justiça analisada por uma história sobre a justiça imanente. Para estudar o respeito ao meio ambiente formulamos quatro histórias hipotéticas, focalizando o lixo, a extinção de aves, a poluição de um rio e o corte de árvore. Os depoimentos dos participantes foram analisados segundo o referencial teórico de Piaget e de alguns estudiosos que vêm ampliando o campo de aplicação da teoria piagetiana. A análise dos dados permitiu estabelecer três níveis de desenvolvimento para a moral ecológica, confirmando a dimensão psicogenética da mesma, bem como a solidariedade com o desenvolvimento da moralidade.

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Publicado

2022-02-07

Edição

Seção

Artigo