O Caráter Construtivo dos Cálculos Escritos nas Adições

Autores

  • Karen Hyelmager Gongora Bariccatti Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Toledo-PR
  • Rosely Palermo Brenelli Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2014.v6n1.p27-40

Palavras-chave:

Cálculos escritos, Construtivismo piagetiano, Adições.

Resumo

Os procedimentos de cálculos, sejam escritos ou mentais, são vistos ainda, no espaço escolar, como conteúdos para serem observados e empiricamente retidos. Assim, a ênfase recai no ensi-no de “como fazer” para resolver as operações; ensinam-se as regras a serem memorizadas. Torna-se uma visão bastante reduzida da matemática concebendo-a como uma repetição de cálculos e fórmulas e a realização infindável de exercícios. No sentido de apresentar hipóteses construtivas para os conceitos e para a compreensão dos algoritmos, insere-se este estudo. A presente pesquisa buscou analisar as estratégias de resolução de cálculos escritos de adição, em crianças que frequentavam as terceiras e quintas séries do Ensino Fundamental, na cidade de Toledo, PR. Além disso, buscou identificar níveis de construção das operações aritméticas em situações que envolviam a igualação de quantidades e a construção de diferenças (interdepen-dências entre adições e subtrações) e assim, verificar as relações entre as estratégias de resolução de cálculos escritos que os estudantes utilizaram e os níveis de construção das operações arit-méticas. Para a análise dos dados foram quantificados os acertos e os erros dos estudantes nas adições, o tipo de estratégia utilizada nessas resoluções e o nível alcançado na prova piagetiana. Compararam-se os valores obtidos na terceira e quinta séries e os resultados entre as séries fo-ram muito semelhantes, sendo que as relações mais significativas foram estabelecidas entre os níveis cognitivos alcançados pelos estudantes e as estratégias utilizadas. Dessa forma, reafirma-se o caráter construtivo presente nos cálculos das operações aritméticas. Mesmo com a forte influência do ensino do algoritmo das adições nas escolas e sua aquisição aparentemente sim-ples, constata-se que sua correta utilização e sua compreensão, envolvem a construção de níveis operatórios pelas crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARROUILLET, P. e LEPINE, R. Working memory and children's use of retrieval to
solve addition problems. Journal-of-Experimental-Child-Psychology. v. 91, Jul (3),
pp.183-204, 2005.
BROUSSEAU, G. Fondements et méthodes de la didactique des mathématiques. In:
Recherches en Didactique des Mathématiques, 7/2, pp. 33-115, 1986.
D’AMORE, B. Epistemologia e Didática da matemática, Ed. Escrituras, 2005.
DUVAL, R. Registres de représentation sémiotique et fonctionnement cognitif de la
pensée, Annales de Didactique et de sciences cognitives, 5, Estrasburgo, 1993.
HUETE, J.C.S.; BRAVO, J.A.F. O ensino da matemática-fundamentos teóricos e bases
psicopedagógicas, Porto Alegre: Artmed, 2006
JACKSON, N.; CONEY, J. et al. Simple arithmetic processing: The question of automaticity. Acta-Psychologica. May Vol 119(1): 41-66, 2005.
KAMII, C. e JOSEPH, L. Crianças pequenas continuam reinventando aritmética. Porto Alegre: Artmed, 2005.
LIMA, L. de O. A construção do homem segundo Piaget- uma teoria da educação, 3ª
ed, São Paulo: Summus editorial, 1984.
LUCANGELI et. al. Effective strategies for mental and written arithmetic calculation
from the third to the fifth grade. Educational Psychology, vol 23, no 5, December, 2003.
PARRA, C. SAIZ, I. Didática da Matemática-reflexões psicopedagógicas, Artmed,
1996.
PIAGET, J. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: José Olympio, 1996.
PIAGET, J. As formas elementares da dialética. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1980.
PIAGET, J. A situação das ciências do homem no sistema das ciências. Lisboa: Bertrand, 1976.
Volume 6 Número 1 – Jan-Jul/2014 40
www.marilia.unesp.br/scheme
ISSN: 1984-1655
PIAGET, J. Psicologia e pedagogia. Rio de Janeiro/São Paulo: Forense, 1977.
PIAGET, J. A Epistemologia Genética. Rio de Janeiro: Vozes, 1971
SHANE, P. Analogue equivalents in number processing of simple arithmetic sums.
Education psychology, v.24, n.2, pp217-229, 2004.

Downloads

Publicado

2022-02-07

Edição

Seção

Artigo