O Sujeito Epistêmico e a Aprendizagem

Autores

  • Fabiana Pauletti Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre-RS
  • Marcelo Prado Amaral Rosa Universidade Federal do Rio Grande de Sul
  • Roniere Dos Santos Fenner Universidade Federal do Rio Grande de Sul

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2014.v6n1.p4-26

Palavras-chave:

Conhecimento, Aprendizagem, Construtivismo, Epistemologia Genética.

Resumo

O objetivo deste trabalho é estabelecer uma relação entre as concepções sobre a construção do conhecimento humano que podem ser banhadas pela epistemologia genética de Jean Piaget. Nosso objetivo é tentar encontrar respaldo nas concepções epistemológicas para responder as seguintes questões: Como ocorre a construção do conhecimento? Quais as condições que a esco-la pode propiciar para que a aprendizagem ocorra? Para isto, sublinhamos a importância do professor conhecer ou entender como ocorre a construção do conhecimento. Ao nosso ver, esta é uma condição essencial que permeia o processo de ensino e aprendizagem na escola. Outra ideia que sustenta nosso trabalho é a crença de que o professor conduz o ensino, no sentido que além de conhecer o processo de construção do conhecimento, torna-se fundamental entender os sujeitos que compõem a cultura contemporânea. As relações estabelecidas confirmam a neces-sidade de o professor redesenhar seu processo de ensino mediante a necessidade dos alunos, por via de uma epistemologia que favoreça a interação e a construção do conhecimento, a fim de aproximar a escola e o professor da realidade dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BECKER, F. A epistemologia do professor: o cotidiano da escola. 8. ed. Petrópolis, RJ:
Vozes, 1993.
______. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2001.
______. A origem do conhecimento e a aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed,
2003.
______. Aprendizagem – concepções contraditórias. Schème - Revista Eletrônica de
Psicologia e Epistemologia Genéticas. São Paulo, v. 1, n. 1, p. 53-73, jan/jun., 2008.
Disponível em:
<http://www.marilia.unesp.br/Home/RevistasEletronicas/Scheme/Vol01Num01-
Artigo02.pdf>. Acesso em: 20 maio. 2012.
BECKER, F.; MARQUES, T. B. I. (org.). Ser professor é ser pesquisador. 2 ed. Porto
Alegre: Mediação, 2010.
BOMBASSARO, L. C. As fronteiras da epistemologia: uma introdução ao problema da
racionalidade e da historicidade do conhecimento. Petrópolis, RJ: Vozes, 1992.
BRINGUIER, J. C. Conversando com Jean Piaget. Tradução Maria José Guedes. Rio de
Janeiro: DIFEL, 1978.
BZUNECK, A. (org.). A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. Tradução Roneide Venancio Majer. 6. ed. São
Paulo: Paz e Terra, 1999.
COLL, C. et al. O construtivismo na sala de aula. Tradução Cláudia Schilling. 6. ed.
São Paulo: Ática, 1999.
DAVIS, C. Piaget ou Vygorsky, uma falsa questão. In: Coleção memória da pedagogia:
Lev Semenovich Vygotsky. Revista Viver Mente e Cérebro. Rio de Janeiro: Ediouro,
2005.
DEMO, P. Educar pela pesquisa. 6. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.
FAGUNDES, L. d. C. Tecnologia e educação: a diferença entre inovar e sofisticar as
práticas tradicionais. Revista Fonte, Belo Horizonte, n. 8, p. 6-14, dez. 2008. Disponível
em: <http://www.prodemge.gov.br/images/revistafonte/revista_8.pdf>. Acesso em:
10 ago. 2011.
FREIRE, P. Educação e mudança. Tradução Moacir Gadotti e Lillian Lopes Martin. Rio
de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
Volume 6 Número 1 – Jan-Jul/2014 25
www.marilia.unesp.br/scheme
ISSN: 1984-1655
FERREIRA, A. B. d. H. Novo Dicionário da língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Ed.
Nova Fronteira, 1975.
INHELDER, B.; BOVET, M.; SINCLAIR, H. Aprendizagem e estruturas do conhecimento. Tradução Maria Aparecida Rodrigues Cintra e Maria Yolanda Rodrigues Cintra. São Paulo; Saraiva, 1977.
KÖCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica: teoria e iniciação à pesquisa.
Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
LEITE, L. B. (org.). Piaget e a escola de Genebra. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1995.
LÉVY, P. Cibercultura. Tradução Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.
LUZ, J. L. B. d. Jean Piaget e o sujeito do conhecimento. Lisboa: Instituto Piaget, 1994.
MORAES, R. et al. Construtivismo e ensino de ciências: reflexões epistemológicas e
metodológicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000.
PIAGET, J. Aprendizagem e conhecimento. In: PIAGET, J., GRÉCO, P. Aprendizagem
e conhecimento. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1974.
______. Cognitive development in children: development and learning. Journal of Research in Science Teaching, New York, v. 2, n. 3, p. 176-186, ago, 1964. Disponível em:
<http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/tea.3660020306/pdf>. Acesso em: 21 jul.
2014.
______. Epistemologia genética. Tradução Álvaro Cabral; revisão da tradução Wilson
Roberto Vaccari. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
______. Fazer e compreender. Tradução Christina Laurroudé de Paula Leite; revisão
técnica de Lysandre Maria Castelo Branco. São Paulo: Melhoramentos: Ed. da Universidade de São Paulo, 1896.
______. Pedagogia. Tradução Joana Chaves. Lisboa: Instituto Piaget, 1998.
______. Psicologia e epistemologia: por uma teoria do conhecimento. 2. ed. Tradução
Agnes Cretella. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1978.
PRENSKY, M.. Digital Natives, Digital Immigrants. NCB University Press, Horizon, v.
9, n. 5, out. 2001. Disponível em:
<http://www.marcprensky.com/writing/prensky%20-
%20digital%20natives,%20digital%20immigrants%20-%20part1.pdf>. Acesso em: 18
ago. 2012.
SANTOMAURO, B. Três ideias sobre a aprendizagem. Revista Nova Escola. São Paulo, v. 25, n. 237, p. 78-81, nov. 2010.
Volume 6 Número 1 – Jan-Jul/2014 26
www.marilia.unesp.br/scheme
ISSN: 1984-1655
SCHLEMMER, E. O trabalho do professor e as novas tecnologias. Revista Textual. Porto Alegre, v.1, n.8, p.33-42, set. 2006. Disponível em: <http://www.sinprors.org.br/textual/set06/textual_8_miolo.pdf>. Acesso em: 21 jul. 2014.
SCHLEMMER, E.; BACKES, L. Metaversos: novos espaços para a construção do conhecimento. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, v. 8, n. 24, p. 519-532, maio/ago. 2008.
Disponível em:
<http://www2.pucpr.br/reol/index.php/DIALOGO?dd1=2038&dd99=view>. Acesso
em: 20 dez. 2011.
TAPSCOTT, D. Geração digital: a crescente e irreversível ascensão da geração net.
Tradução Ruth Gabriela Bahr; revisão técnica Luiz Ricardo Figueiredo. São Paulo:
MAKRON Books, 1999.
TERRA, M. R. O desenvolvimento humano na teoria de Piaget. 2003. Disponível em:
<http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/d00005.htm>. Acesso
em: 20 maio. 2012.
VALENTE, J. A. (org.). O professor no ambiente logo: formação e atuação. Campinas:
UNICAMP/NIED, 1996.

Downloads

Publicado

2022-02-07

Edição

Seção

Artigo