Interdisciplinaridade na Educação a Distância:

Uma leitura a partir da Epistemologia Genética

Autores

  • Simone Bicca Charczuk Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo-RS
  • Rosane Aragón Universidade Federal do Rio Grande de Sul

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2013.v5n2.p103-129

Palavras-chave:

interdisciplinaridade, educação a distância, projeto político pedagógico.

Resumo

Considerando a interface das temáticas interdisciplinaridade e educação a distância, neste trabalho realizamos a análise do projeto político pedagógico (PPP) de um curso a distância, com o objetivo de investigar como a interdisciplinaridade é proposta no mesmo. Para tanto, valemo-nos da abordagem conceitual oferecida pela epistemologia genética acerca do conceito de interdisciplinaridade. Como metodologia de escolha optamos pela pesquisa documental, elegendo como documentos de análise o projeto do curso utilizado para o seu cadastramento junto ao Ministério da Educação, bem como o Guia do Professor, o qual continha o PPP do curso e era entregue a todos os docentes que nele atuaram. A análise demonstrou que o PPP previa a articulação dos componentes curriculares para além da divisão em disciplinas fechadas e a participação de vários profissionais de diversas áreas no compartilhamento das interdisciplinas e elaboração das atividades. Tais elementos aproximam-se das ideias expressas por Piaget sobre a interdisciplinaridade como assimilação recíproca/relação entre disciplinas e como possibilidade de múltiplas conexões entre disciplinas promovida pela abertura para a livre passagem de uma matéria a outra. Considera-se que os conhecimentos construídos neste trabalho contribuem para refletir não só sobre a proposta do curso analisado, mas também fornecem subsídios para pensar a implementação de projetos interdisciplinares na EaD.

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Publicado

2014-03-18

Edição

Seção

Artigo