Conflito Cognitivo: Herói ou Vilão?

Autores

  • Sérgio Antônio da Silva Programa de Pós Graduação da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2012.v4n1.p209-238

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Mudança Conceitual, Conflito Cognitivo, Motivação, Metas de Realização.

Resumo

O ensino de ciências ligado às propostas sócio-construtivistas possui como uma de suas premissas básicas o “envolvimento ativo do aluno” no processo de aprendizagem. Ainda que não muito bem compreendido o significado deste conceito, o envolvimento poderia ser conseguido através de atividades onde o sujeito vivenciasse o conflito cognitivo proposto por Piaget ou a Insatisfação com suas ideias diante de uma experiência crucial, proposto por Posner, em seu Modelo de Mudança Conceitual. Entretanto, diversas pesquisas nas últimas décadas têm captado um “ruído de fundo” relativo a déficits motivacionais provocados por estas estratégias. Portanto, buscando entender estes resultados anômalos e contribuir para o debate em torno da construção do conceito acima, este trabalho apresenta a Teoria de Metas de Realização.

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Publicado

2022-02-03

Edição

Seção

Artigo