Sentimentos sobre a Escola Presentes em Estudantes com e sem Histórico de Fracasso

Autores

  • Flávia Maria de Campos Vivaldi Universidade Estadual de Campinas
  • Betânia Alves Veiga Dell'Agli Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2012.v4n1.p167-191

Palavras-chave:

Afetividade; Sentimentos; Fracasso escolar.

Resumo

A educação brasileira enfrenta inúmeros problemas, dentre eles o do fracasso escolar. Acredita-se que vivências afetivas desagradáveis possam interferir negativamente na aprendizagem e em consequência na representação de si, portanto, da personalidade. Fundamentado na teoria psicogenética de Jean Piaget o presente estudo teve como objetivo investigar os sentimentos sobre a escola presentes em estudantes com histórico de fracasso escolar. Participaram do estudo 60 escolares de ambos os sexos, do Ensino Fundamental II, de duas escolas públicas de uma cidade do interior de Minas Gerais, sendo 30 com defasagem de idade/série de no mínimo dois anos e 30 em situação de regularidade escolar, pareados em idade e sexo. Foi realizada uma entrevista semiestruturada composta por seis questões relativas aos sentimentos sobre a escola. Os resultados evidenciaram presença significativa de sentimentos negativos nos participantes com histórico de fracasso escolar e os sentimentos positivos deste grupo estavam relacionados às relações interpessoais de amizade. Os participantes sem fracasso apresentaram relações mais positivas com o conhecimento. Os dados levaram a refletir que a escola é um ambiente em que ambos os sentimentos comumente estão presentes, visto que fazem parte da natureza humana. As situações de prazer e desprazer são necessárias ao crescimento psíquico. No entanto, se faz necessária a atenção à frequência e intensidade dos sentimentos negativos porque quando intensos, podem interferir na construção de personalidades saudáveis.

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Publicado

2022-02-02

Edição

Seção

Artigo