Contribuições da Epistemologia Genética para a Construção do Conhecimento na Educação Infantil

Autores

  • Rita Melissa Lepre Universidade Estadual Paulista - Bauru-SP
  • Gilza Maria Zauhy Garms Universidade Estadual Paulista - Presidente Prudente-SP
  • Ana Lúcia Carvalho Baldo Seixlack Universidade Estadual Paulista – Ilha Solteira-SP
  • Rosemeire Thimoteo SANTOS Unesp - São Paulo-SP

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2012.v4n1.p25-42

Palavras-chave:

Construção do Conhecimento; Desenvolvimento Infantil; Educação Infantil; Epistemologia Genética.

Resumo

A Educação Infantil tem como objetivo central o desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos em seus aspectos físico, afetivo, cognitivo e social. Esse é, também, o objetivo dos Centros de Convivência Infantil da Universidade Estadual Paulista (Unesp) que atende a filhos de docentes, técnico-administrativos e discentes. Neste artigo relataremos uma parte do trabalho da Comissão Técnica dos CCIs (Prad/Reitoria) com reflexões acerca da construção do conhecimento das crianças por meio de observações realizadas nos CCIs dos diferentes campi da Unesp, quando realizadas as visitas técnicas. Como aporte teórico adotamos a Epistemologia Genética de Jean Piaget. Os resultados parciais revelam que, ainda que haja esforços no sentido de entender e auxiliar o processo de construção do conhecimento das crianças pequenas, permanecem desafios a serem superados na efetivação de um atendimento de excelência às crianças.

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Publicado

2022-02-02

Edição

Seção

Artigo