Moda e indústria cultural: uma relação concisa

Autores

  • Tatiane Pacanaro TRINCA

DOI:

https://doi.org/10.36311/1415-8612.2004.v4n3.99

Palavras-chave:

moda, indústria cultural, consumo de massa, padronização, estética

Resumo

O presente artigo pretende relacionar o fenômeno Moda - surgido no Ocidente no período do Renascimento -, com as análises frankfurtianas a respeito da Indústria Cultural, termo empregado por T. Adorno e M. Horkhaimer em 1947 com a publicação da Dialética do Iluminismo, para designar o processo ideológico que se manifesta não exclusivamente sob formas teóricas, mas na prática de um sistema orientado para a instrumentalização dos indivíduos em potenciais consumidores, fixando e remodelando seus estados de consciência. Para tanto, faz-se necessário compreender o papel exercido pelos meios de comunicação enquanto disseminador de um modo de existência pautado essencialmente na cultura de consumo e na padronização da dimensão subjetiva do homem.

Palavras-chave: Moda; Indústria Cultural; Consumo de Massa; Padronização; Estética.

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