O Bibliotecário e o atendimento aos usuários com necessidades especiais em unidades de informação

Autores

  • Danielle da Silva PINHEIRO

DOI:

https://doi.org/10.36311/1415-8612.2004.v4n3.95

Palavras-chave:

bibliotecário, portadores de necessidades especiais (deficiências), inclusão, atuação profissional e unidades de informação

Resumo

A necessidade de se oferecer um atendimento especializado às pessoas que apresentam necessidades especiais (NE), tem sido objetivo das mais diferentes comunidades baseadas na implementação de políticas públicas de aspecto inclusivo, iniciadas com a Declaração de Salamanca em 1994. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivos: ampliar as possibilidades de acesso à informação; identificar a disposição física das Unidades de Informação e analisar a formação do profissional no tocante às questões do usuário especial. Como procedimentos metodológicos adotamos o levantamento bibliográfico da área de Biblioteconomia e Educação Especial, a análise do currículo pleno do curso de Biblioteconomia, visitas técnicas a Instituições (tanto Unidades de informação, quanto instituições especializadas em portadores de NE), aplicação de questionários a usuários e bibliotecários, relatos de professores especialistas. Nas considerações finais apresentamos alguns indicativos que nortearão a postura do bibliotecário como agente de informação aos usuários especiais.

Palavras-chave: Bibliotecário; Portadores de necessidades especiais (deficiências); Inclusão; Atuação profissional e Unidades de Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Edição

Seção

Artigos