Editorial

  • Rodrigo Duarte Fernandes dos Passos Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) – UNESP/campus de Marília
Palavras-chave: Editorial

Resumo

O presente número contempla relevantes contribuições no âmbito das Relações Internacionais.

O artigo de Héroz Tamiozzo de Aguiar analisa o acordo entre Israel e palestinos no âmbito dos acordos de Oslo de 1993 como relevante tentativa de acordo entre ambos após 45 anos de conflitos.

O texto de Anna Carolina Monéia Farias propõe uma reflexão inicial sobre os aspectos do envolvimento dos Estados Unidos na crise do Egito no contexto da Primavera Árabe iniciada em 2010.

A abordagem de Eliza Martinelli analisa as defasagens do Programa de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração para crianças-soldado sob a perspectiva teórica dos Peace Studies. O foco exemplificador recai sobre as crianças-soldado colombianas das FARC.

Em seu artigo, José Augusto Zague busca analisar a evolução dos gastos na aquisição de material de defesa por parte da Colômbia, Equador e Venezuela entre 2003 e 2013, tendo como referência o ataque perpetrado em 2008, pelas Forças Armadas colombianas ao acampamento das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) em território equatoriano, amparado na política de segurança adotada pelo governo do presidente colombiano Álvaro Uribe Velez (2002-2010).

Por fim, mas não menos importante, o artigo de Camila de Souza Salvatore, ao utilizar-se de fontes bibliográficas e documentais, parte da evolução das operações de paz da ONU para apresentar os documentos que regulam e dão base jurídica para as imunidades dos chamados “peacekeepers”, os integrantes das referidas forças, bem como os próprios membros da organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2016-06-30
Seção
Editorial