Uma leitura de contos infantis (1886), de Adelina Lopes Vieira e Julia Lopes de Almeida

Autores

  • Cleila de Fátima Siqueira STANISLAVSKI

DOI:

https://doi.org/10.36311/1415-8612.2004.v4n2.93

Palavras-chave:

literatura infantil brasileira, história da literatura infantil, contos infantis, ensino da leitura, pesquisa histórica em educação

Resumo

Com o objetivo de contribuir para a compreensão de um importante momento da história da literatura infantil brasileira e para o desenvolvimento de pesquisas correlatas, apresenta-se, neste artigo, uma leitura de Contos Infantis (1886), de Adelina Lopes Vieira e Julia Lopes de Almeida. Mediante procedimentos de reunião, seleção e leitura de fontes documentais relativas à produção de e sobre as autoras e de bibliografia especializada sobre literatura infantil, optou-se pela análise da configuração textual do livro em questão. Essa análise permitiu concluir que o livro pode ser considerado como representativo do momento inicial do processo de formação da literatura infantil em nosso país, uma vez que contém uma mescla de características da literatura escolar, com finalidades didático-pedagógicas de formação da criança, e da literatura infantil, propriamente dita, com finalidades de deleitar e estimular a imaginação da criança, além de características que indicam tentativa de produção de uma literatura destinada às crianças brasileiras e produzida por brasileiros.

PALAVRAS-CHAVE: Literatura infantil brasileira; História da literatura infantil; Contos infantis; Ensino da leitura; Pesquisa histórica em educação.

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