Democracia pragmatismo e escola nova no Brasil

Autores

  • Elisabete Aparecida RIBEIRO

DOI:

https://doi.org/10.36311/1415-8612.2004.v4n2.91

Palavras-chave:

escola nova, John Dewey e pragmatismo

Resumo

Este artigo apresenta os resultados parciais da pesquisa Democracia, Pragmatismo e Escola Nova no Brasil (em andamento). Descreve brevemente o cenário histórico e educacional em que o movimento Escola Nova encontra-se na ocasião em que os temas filosófico-educacionais ganham projeção na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos e na Educação e Ciências Sociais. Focaliza os temas filosófico-educacionais presentes nos debates travados nesses periódicos e discute a relação entre filosofia e ciência, supondo-o como central para a compreensão das formas de apropriação do pragmatismo para sustentar a concepção de democracia e para oferecer um sentido democrático à concepção escolanovista de educação, durante os anos 1950 e 1960. Recorremos a uma revisão preliminar da literatura sobre o assunto, focalizamos as relações que são estabelecidas entre a Escola Nova e o Pragmatismo e como autores como J. Roberto Moreira e Jayme Abreu se apropriam desta corrente da filosofia para tratar da educação no período.

PALAVRAS CHAVES: Escola Nova; John Dewey e pragmatismo.

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