Hipossegmentações no processo de aquisição da escrita

Autores

  • Camila Ribas DELECRODE
  • Renata Cano Ferreira FREITAS
  • Lourenço CHACON

DOI:

https://doi.org/10.36311/1415-8612.2004.v4n2.90

Palavras-chave:

aquisição da escrita, prosódia, letramento, hipossegmentações

Resumo

A aquisição da linguagem, segundo o modelo sociointeracionista, se dá sob forma de processos dialógicos em práticas discursivas. Considerando a aquisição da escrita como um processo particular dentro de um processo mais geral (o da aquisição da linguagem), este estudo-piloto teve como proposta levantar hipossegmentações presentes em produções textuais de cinco meninas e cinco meninos da 2ª série do Ensino Fundamental de uma escola particular do município de Votuporanga, visando compreender os fatores possivelmente envolvidos na ocorrência desse tipo de segmentação da escrita. Os resultados obtidos sugerem que uma correlação entre: (a) liberdade de expressão em diferentes produções; (b) influência dos padrões rítmico-entonacionais da oralidade; (c) aspectos do letramento; parece estar na base da ocorrência de hipossegmentações nas produções escritas da criança em processo de aquisição da escrita.

PALAVRAS-CHAVE: Aquisição da escrita; Prosódia; Letramento; Hipossegmentações.

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