Hipersegmentações na aquisição da escrita

Autores

  • Cristiane de ARAUJO
  • Claudia Rossi FERREIRA
  • Lourenço CHACON

DOI:

https://doi.org/10.36311/1415-8612.2004.v4n2.89

Palavras-chave:

aquisição da escrita, hipersegmentações, letramento, prosódia, alfabetização

Resumo

Um fato bastante freqüente na aquisição da escrita é a presença de hipersegmentações, ou seja, palavras com separação além da prevista pela ortografia convencional. Este estudo-piloto teve por objetivo verificar fatores que estariam envolvidos na ocorrência desse fenômeno na escrita infantil. Para tanto, foram coletados 72 textos de seis crianças que freqüentavam a segunda série do ensino fundamental de uma escola particular de Votuporanga (SP), durante o ano de 2000. Esses textos foram produzidos com base em dois diferentes tipos de proposta temática: com e sem apoio gráfico-visual. Foi possível verificar que, nas propostas de escrita sem apoio gráfico-visual, foi encontrado um maior número de hipersegmentações: a criança pareceu não se preocupar em demasia com o uso de convenções ortográficas. O contato da criança com o aprendizado formal da escrita, bem como sua experiência prévia com a oralidade, também sugeriram explicação para a ocorrência de hipersegmentações.

PALAVRAS-CHAVE: Aquisição da escrita; Hipersegmentações; Letramento; Prosódia; Alfabetização.

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