O conhecimento de mães e professores das séries iniciais sobre a gagueira de crianças em fase inicial de escolarização

Autores

  • Joyce Degaspari DELAGRACIA
  • Viviane de Souza GALVÃO

DOI:

https://doi.org/10.36311/1415-8612.2004.v4n2.88

Palavras-chave:

gagueira, concepções, atitudes e educação científica

Resumo

Este artigo é resultado de um estudo realizado com o objetivo de melhor se compreender a influência da natureza epistemológica da educação científica, em capacidades de mães para conceber e agir com crianças gagas. Com esse objetivo, nesta fase do estudo, identificamos e analisamos concepções e atitudes de mães em torno da gagueira. A análise dos resultados mostrou que suas concepções são de senso comum, os sujeitos concebem a gagueira como sendo um distúrbio de fala de natureza biológica ,psicológica e/ou emocional, possível de ser curado por meio de atitudes de correção da fala. Esse modo de conceber, que apresenta implicações para a comunicação, a aprendizagem e inserção social de sujeitos com este tipo de problema, denota a fragilidade da sua educação científica. Aponta a necessidade de currículos escolares diferenciados, assentados numa lógica mais científico humanística (trans-disciplinar), que acadêmico disciplinar, de relações entre ciência, tecnologia e sociedade.

PALAVRAS-CHAVE: Gagueira; Concepções; Atitudes e educação científica.

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