A gestão de pessoas em unidades de informação: a importância da capacitação no uso de tecnologias

Autores

  • Roberta Caroline Vesú Alves

DOI:

https://doi.org/10.36311/1415-8612.2004.v4n2.79

Palavras-chave:

administração em bibliotecas, gestão de pessoas, capacitação de equipes, bibliotecário gerente, tecnologias da informação

Resumo

Gerenciar pessoas em unidades de informação constitui em uma realidade para os bibliotecários no cenário tecnológico em que as bibliotecas estão inseridas. As tecnologias de informação propiciam melhoria da qualidade e de atualização de serviços. Por meio de uma metodologia de revisão de literatura, identificamos as tendências para que os gerentes conciliem o trabalho da equipe com uso de tecnologias. Verificamos a importância da capacitação de equipes em bibliotecas, traçando um breve panorama das tecnologias utilizadas e a importância da aprendizagem para o melhor desempenho profissional. Concluímos que o bibliotecário deve acompanhar as mudanças e as teorias de administração e gestão, as quais constituem em grande apoio para o entendimento do processo na prática; precisa manter a administração com características que forem necessárias face ao seu tempo, ser flexível e por fim, estar sempre aberto às mudanças devido a constante evolução dos métodos de trabalho.

PALAVRAS-CHAVE: Administração em bibliotecas, Gestão de pessoas; Capacitação de equipes, Bibliotecário gerente, Tecnologias da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Edição

Seção

Artigos