O jardim de infância anexo à Escola Normal de São Paulo: análise do modelo didádico-pedagógico

Autores

  • Eliane Cristina Ártico MARCELINO

DOI:

https://doi.org/10.36311/1415-8612.2004.v4n1.74

Palavras-chave:

jardim da infância, educação da infância, história da educação

Resumo

Visando a contribuir para uma apreensão em perspectiva histórica da problemática relativa à trajetória da educação infantil no Brasil, neste artigo apresentam-se os resultados do trabalho de pesquisa que aborda o modelo didático-pedagógico do primeiro Jardim de Infância público do estado de São Paulo, criado pelo Decreto n. 342, de 3 de março de 1896, e destinado a atender a crianças de ambos os sexos, entre três e sete anos de idade. Em 1897, o Jardim de Infância foi instalado em edifício próprio anexo à Escola Normal de São Paulo, a qual, segundo os reformadores do ensino da época, deveria servir de padrão para o conjunto do sistema de instrução pública paulista. O trabalho de pesquisa fundamentou-se nos pressupostos teóricos da história social, tendo-se adotado os seguintes procedimentos de investigação: recuperação, reunião, ordenação e análise de fontes documentais primárias e estudo da bibliografia especializada sobre o tema eleito. Após análise do material documental à luz da bibliografia especializada, conclui-se que o modelo didático-pedagógico do Jardim de Infância anexo à Escola Normal de São Paulo foi organizado segundo os princípios da “educação dos sentidos” de Froebel, enfatizando-se a educação física, moral e intelectual da criança. O trabalho de pesquisa está vinculado ao Projeto Integrado de Pesquisa Cultura Escolar Urbana: São Paulo: 1840 –1940. Repertório de fontes documentais (apoio CNPq), coordenado pelo Prof. Dr. Carlos Monarcha e disponível na Internet .

Palavras-chave: Jardim da Infância; Educação da infância; História da Educação

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Publicado

2004-11-26

Edição

Seção

Artigos