Organização e tratamento técnico do acervo fotográfico do Centro de Referência para Pesquisa Histórica em Educação

Autores

  • Aline de Aléssio FERREIRA

DOI:

https://doi.org/10.36311/1415-8612.2004.v4n1.67

Palavras-chave:

fotografia, acervo fotográfico, organização de fotografias, tratamento técnico de fotografias

Resumo

O Centro de Referência para Pesquisa Histórica em Educação é uma iniciativa desenvolvida no âmbito do Projeto Integrado de Pesquisa “Cultura Escolar Urbana. São Paulo: 1840-1940. Repertório de Fontes Documentais”, apoio CNPq Processo 520648/95, disponível na Internet vinculado a FFC-UNESP/Marília. O Centro possui um acervo fotográfico composto por 155 documentos, produzidos entre 1860 e 1960, retratando edifícios escolares, atividades de ensino, personalidades e eventos. Para o arranjo e a organização desse material documental realizou-se uma pesquisa bibliográfica e contatos com instituições culturais brasileiras visando estabelecer uma metodologia adequada para descrever e organizar essas fotografias. Este levantamento mostrou que a metodologia usualmente adotada pelas instituições culturais são os roteiros de descrição elaborados pelo Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Fundação Nacional de Arte (Funarte), o qual foi adotado para a descrição das 155 fotografias do Centro de Referência. Desse modo produziu-se um instrumento de pesquisa composto por fichas descritivas e índice, com verbetes de assuntos e nomes que remetem às fotografias no inventário. As fotografias foram arranjadas em nove fundos divididos de acordo com sua instituição de origem e respeitando princípios arquivísticos. Os fundos, por sua vez, foram arranjados em pastas suspensas plastificadas e armazenados em armário de aço esmaltado visando a facilitar a consulta a esses documentos por parte dos pesquisadores interessados.

Palavras-chave: Fotografia; acervo fotográfico; organização de fotografias; tratamento técnico de fotografias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Edição

Seção

Artigos