Análise multidisciplinar da aquisição e do desempenho da linguagem em gêmeos univitelinos

Autores

  • Natálie Iani Goldoni UNESP - FFC - Campus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.36311/1415-8612.2011.v11n3.547

Resumo

O trabalho buscou contribuir para o tratamento fonoaudiológico de gêmeos univitelinos. Pesquisas recentes na área da linguagem sugerem que o sujeito lingüístico só é possível se o sujeito psíquico estruturou-se adequadamente. A Psicanálise orientou-nos na investigação dos fatos psicológicos que dificultam ou impedem a constituição do sujeito psicolinguístico e que se iniciam com transtornos na constituição ego. O ego é justamente a instância psíquica na qual a criança se reconhece como algo separado do corpo materno e de toda a exterioridade de si mesma. O trabalho terapêutico com gêmeos, que tem mostrado as dificuldades citadas nos pares gemelares, levou-nos ao aprofundamento da análise dessa questão. Este estudo tem como base um grupo de quatro pares de gêmeos idênticos que não possuem comunicação adequada no que se refere à aquisição da linguagem. A análise dos dados colhidos em seções terapêuticas, as entrevistas com pais, mães e responsáveis, bem como as observações dos pares de gêmeos, entende o funcionamento da linguagem pelo auxílio da imagem do co-gêmeo e conclui que a fragilidade egóica, apresentada pelos pares gemelares, impede vínculos objetais na relação dos pares com a alteridade. A presente análise entende que o que existe em lugar de ego nos casos estudados é uma totalidade mundo-indivíduo voltada para si mesma. Referendado pela Psicanálise, este trabalho discute a vivência narcísica, no Complexo Fraterno do Estágio do Espelho nos casos dos pares gemelares estudados. distúrbio de linguagem; fragilidade egóica; gêmeos.

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Biografia do Autor

Natálie Iani Goldoni, UNESP - FFC - Campus de Marília

Campus de Marília- Faculdade de Filosofia e Ciências. Departamento de Fonoaudiologia. Graduação em Fonoaudiologia.

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Publicado

2011-10-14

Edição

Seção

Artigos