Publicação de artigos dos docentes que compõem o programa de pós-graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília, na linha de pesquisa “Produção e organização da informação”: temas e “qualis”

Autores

  • Bruno Henrique Alves

DOI:

https://doi.org/10.36311/1415-8612.2010.v10n1.318

Resumo

O conceito de produção científica e de rede social através do estudo de coautorias tem sido desenvolvido como forma de medir a interlocução entre os pesquisadores. O procedimento de pesquisa foi quantitativo/qualitativo. Como instrumento de pesquisa, foi utilizado os Currículos Lattes dos 07 docentes que compõem o PPGCI (Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação), e selecionados 57 artigos publicados em períodos de 2002-2007. Como resultado, verificou-se que a média de produção dos pesquisadores foi de 9,5 artigos/ano, valor considerado significante. Partindo de uma das características do Tratamento Temático da Informação, percebe-se que os temas de maior freqüência encontrado na produção científica dos docentes foram: indexação, fotografia e leitura documentária. Quanto às coautorias, elas se mostraram, em geral acontecendo entre os pesquisadores do próprio programa, seus orientandos e algumas parcerias com pesquisadores de outros programas de pós-graduação. No entanto, utilizou-se o software Pajek para construção das redes de colaboração científica.

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Publicado

2010-05-19

Edição

Seção

Artigos