TEXTOS SOBRE EDUCAÇÃO NOS JORNAIS MARILIENSES DO ACERVO DA BIBLIOTECA DA CÂMARA MUNICIPAL DE MARÍLIA/SP (1928-1933): ESTUDO INTRODUTÓRIO

  • Aline Novaes Conceição Unesp

Resumo

Apresentam-se, neste artigo, resultados de pesquisa de Iniciação Científica (Bolsa PIBIC/CNPq/UNESP) e de Trabalho de Conclusão de Curso de graduação em Pedagogia, vinculados ao Grupo de Pesquisa “História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil” e aos Projetos Integrados de Pesquisa “História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil” e “Memória e História da Educação em Marília-SP e Região”, todos coordenados por Maria do Rosário Longo Mortatti. Com o objetivo geral de contribuir para a preservação da memória e produção da história da educação em Marília/SP e região e com os objetivos específicos de: contribuir para a compreensão dos textos sobre educação em Marília/SP e região, publicados nos jornais marilienses; elaborar instrumento de pesquisa sobre educação em Marília/SP e região; analisar as referências de textos contidas no instrumento de pesquisa, conforme o método da análise da configuração textual; e subsidiar o desenvolvimento de pesquisas correlatas, focalizam-se os apectos dos textos sobre educação, publicados no jornal O Alto Cafezal,  mediante abordagem histórica, centrada em pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida por meio da utilização dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de referências de textos, foi elaborado o documento Textos sobre educação nos jornais marilienses do acervo da Câmara Municipal de Marília/SP (1928-1933): um instrumento de pesquisa.  Devido a grande quantidade de referências de textos contidas nesse instrumento de pesquisa, delimitou-se para realizar a análise o ano de 1930, que se iniciou a seção “Columna Escolar”. A análise das referências possibilitou constatar que houve um aumento da publicação de textos sobre educação nos números do jornal de Marília/SP e a imprensa mariliense era utilizada para reivindicar e registrar interesses da população inclusive os educacionais e dentre os tipos de textos utilizados, na seção “Manchete” houve menos referências de textos e na seção “Nota” houve mais referências de textos. 

Biografia do Autor

Aline Novaes Conceição, Unesp
Em  2012 foi aluna do 4º ano do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, da Faculdade de Filosofia e Ciências, campus de Marília.
Publicado
2013-07-31
Seção
Artigos