REARRANJOS FAMILIARES DO SÉCULO XXI: O empoderamento da esposa e a retomada da função paterna no seio familiar do emigrante retornado

Autores

  • Odacyr Roberth Moura da Silva Universidade Vale do Rio Doce

DOI:

https://doi.org/10.36311/1415-8612.2013.v13n2.2802

Resumo

A cidade de Governador Valadares é conhecida pelo grande contingente de migrantes enviados para o exterior. No retorno, o emigrante depara-se com diversas alterações ocorridas durante a sua ausência que resultaram em um ambiente diferente no qual as pessoas que antes conhecia apresentam mudanças substanciais. Nessa perspectiva este estudo buscou analisar como se dá a reinserção do emigrante no seio familiar frente ao empoderamento da esposa e o declínio da sua função paterna. A pesquisa foi realizada junto a 17 famílias de emigrantes retornados. Os dados foram coletados através de entrevista em profundidade com o auxílio de um roteiro semiestruturado. Constata-se que com o retorno, muito emigrantes estranham sua família ao encontrar mulher e filhos mais conscientes e autônomos; empoderados. Muitos sentem-se inseguros com o fato de não deterem mais tanto poder quanto antes da sua partida e isso, consequentemente, gera conflitos psíquicos que refletem na sua maneira de gerir seus relacionamentos interpessoais, especialmente no âmbito familiar. Conclui-se que no retorno, faz-se necessário um movimento de reorganização familiar, rearranjo de papeis e restabelecimento de saudáveis relações intrafamiliares, relações estas outrora alteradas pela dinâmica da migração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Odacyr Roberth Moura da Silva, Universidade Vale do Rio Doce

Graduando em Psicologia pela Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE. Experiência em pesquisa junto a centros de estudo tais como NEHT e SAIS. Experiência em Psicologia Social pelo PROJOVEM URBANO. Bolsista de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais - FAPEMIG. Atualmente, integrante do Grupo de Pesquisa Saúde Indivíduo e Sociedade - SAIS. Possui trabalhos publicados.

Downloads

Publicado

2013-08-15

Edição

Seção

Artigos