As operações de multiplicação e divisão nas séries iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Kátia N. V. Souza UNESP, FFC, Marília

DOI:

https://doi.org/10.36311/1415-8612.2010.v10n1.272

Resumo

O presente artigo pretende discutir a forma de apresentação dos conceitos de multiplicação e divisão bem como os mecanismos criados pelas crianças no início da escolarização para resolver tais operações baseando-nos na idéia que defendemos de que a abordagem inicial dos conteúdos básicos, ou seja, a alfabetização matemática deve constituir-se de um trabalho de contextualização, historicização e enredamento. Trata-se de dar sentido à aprendizagem situando o conhecimento matemático no contexto de sua aplicação, no contexto histórico de sua construção e de envolver o aluno na construção do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kátia N. V. Souza, UNESP, FFC, Marília

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Marília; Aluna da Habilitação em Educação Especial - Deficiência Auditiva; Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq.

Downloads

Publicado

2010-04-23

Edição

Seção

Artigos