Perfil do idoso institucionalizado na cidade de Marília: subsídios para elaboração de políticas de atendimento

Autores

  • Michele Mity Suzuki Unesp, FFC, Marília
  • Stella Maira Demartini Unesp, FFC, Marília
  • Edvaldo Soares Unesp, FFC, Marília

DOI:

https://doi.org/10.36311/1415-8612.2009.v9n3.259

Resumo

O crescimento da população idosa nos países desenvolvidos vem sendo estudado há vários anos. Porém, no Brasil tal preocupação ainda é recente, especialmente no tocante aos idosos institucionalizados. Este estudo teve por objetivo estudar o perfil epidemiológico dos idosos internos em instituições residenciais de longa permanência para idosos (IRLPi’s). A pesquisa, vinculada ao Grupo de Neurociência Cognitiva e Envelhecimento Humano e ao Projeto de Extensão Memória e Envelhecimento, se deu em duas IRLPi’s, localizadas na cidade de Marília SP. Foram sujeitos da pesquisa 116 idosos. Os dados foram colhidos, a partir de entrevistas com cuidadores e das fichas individuais dos idosos. Para a coleta de dados foram elaborados formulários específicos. Dados referentes à saúde foram colhidos a partir da medicação de uso contínuo administrada aos internos. Todos os dados foram lançados em banco de dados (Access) e submetidos à análise estatística descritiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Mity Suzuki, Unesp, FFC, Marília

Discente do 3º ano do Curso de Terapia Ocupacional da FFC – Unesp – Campus de Marília SP. Bolsista Proex e membro do Grupo de Neurociência Cognitiva e Envelhecimento Humano.

Stella Maira Demartini, Unesp, FFC, Marília

Discente do 3º ano do Curso de Terapia Ocupacional da FFC – Unesp – Campus de Marília SP. Membro do Grupo de Neurociência Cognitiva e Envelhecimento Humano.

Edvaldo Soares, Unesp, FFC, Marília

Doutor em Neurociência e Comportamento pela USP. Docente do Departamento de Psicologia da Educação da FFC - UNESP - Campus de Marília SP. Coordenador do Grupo Neurociência Cognitiva e Envelhecimento Humano

Downloads

Publicado

2009-10-12

Edição

Seção

Artigos