Abordagens métricas: análise da produção científica de artigos e rede de colaboração científica dos docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, na linha de pesquisa Organização da Informação da UNESP/Marília.

Autores

  • Bruno Henrique Alves Unesp, FFC, Marília

DOI:

https://doi.org/10.36311/1415-8612.2009.v9n2.248

Resumo

Objetivou-se avaliar a produção científica dos docentes do PPGCI (Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação), atuantes na linha de pesquisa “Organização da Informação” da Unesp/Marília. O conceito de produção científica e de rede social através do estudo de co-autorias tem sido desenvolvido como forma de medir a interlocução entre os pesquisadores. O procedimento de pesquisa foi quantitativo/qualitativo e analítico/descritivo. Como instrumento de pesquisa, foram utilizados os Currículos Lattes dos 07 docentes que compõem o PPGCI, e selecionados 57 artigos publicados em periódicos de 2002-2007. Como resultados, verificou-se que a média de produção dos pesquisadores foi de 8,1 artigos/ano, valor considerado significante. Quanto às co-autorias extra-grupo e intra-grupo, elas se mostraram, em geral acontecendo entre os pesquisadores do próprio programa, seus orientandos e algumas parcerias com pesquisadores de outros programas de pós-graduação . No entanto, às co-autorias, intra-grupo, utilizou-se o software Pajek para construção das redes de colaboração científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Henrique Alves, Unesp, FFC, Marília

Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Ciência da Informação/Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: ciência da informação, produção científica, estudos métricos, bibliometria - produção e organização da informação. Atualmente é estudante de graduação em Biblioteconomia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Marília, bolsista de Iniciação Científca - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e participa do Grupo de pesquisa "ESTUDOS MÉTRICOS EM INFORMAÇÃO" na linha de pesquisa PROCEDIMENTOS E INSTRUMENTOS NOS TRATAMENTOS MÉTRICOS.

Downloads

Publicado

2009-08-09

Edição

Seção

Artigos