Um estudo sobre "Na roça: cartilha rural para alfabetização rápida" (1935), de Renato Sêneca Fleury

Autores

  • Cyntia Grizzo Messenberg Unesp, FFC, Marília

DOI:

https://doi.org/10.36311/1415-8612.2009.v9n2.245

Resumo

Com o objetivo de contribuir para a compreensão de um importante momento da história da alfabetização no Brasil, enfoca-se, neste artigo, a proposta para o ensino da leitura e escrita apresentada em Na roça: cartilha rural de alfabetização rápida, escrita pelo professor paulista Renato Sêneca Fleury (1895-1980) e publicada pela Companhia Melhoramentos de São Paulo, com 1a. edição, presumivelmente, em 1935 e a última, a 133ª, em 1958. Mediante abordagem histórica centrada em pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida por meio dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de fontes documentais e de leitura da bibliografia especializada sobre o tema, analisou-se a configuração textual da cartilha mencionada, que consistiu em enfocar todos os aspectos constitutivos de seu sentido. Por meio dessa análise, foi possível constatar a importância da atuação profissional e da produção didática do professor Renato Sêneca Fleury e sua relação com as necessidades educacionais e políticas do momento histórico em que a cartilha foi publicada.

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Biografia do Autor

Cyntia Grizzo Messenberg, Unesp, FFC, Marília

Natural de Jaú. Graduada em 2008 em Pedagogia na Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), campus de Marília. Desde 2008 integra o Grupo de Pesquisa "História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil" (GPHELLB), coordenado pela professora doutora Maria do Rosário Longo Mortatti. Em 2008 desenvolveu pesquisa de iniciação científica no âmbito do grupo com a orientação da professora mencionada, com bolsa PIBIC/CNPq/UNESP de agosto de 2008 a janeiro de 2009. Atualmente é graduanda do 5º ano de Pedagogia, habilitação Administração Escolar para Educação Básica, e aluna especial do programa de Pós-Graduação em Educação da FFC.

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Publicado

2009-08-09

Edição

Seção

Artigos