Contribuições psicanalíticas sobre o bullying no Ensino Superior

Autores

  • Ana Carolina Barros Silva Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.36311/1415-8612.2012.v12n3.2448

Resumo

Este estudo focaliza o bullying no Ensino Superior. A pesquisa se deu em três etapas. Na primeira delas, foi feito um levantamento e estudo bibliográfico que pretendeu estudar a história, as conceitualizações, as formas, as conseqüências e demais aspectos importantes do bullying, sem especificidades para o contexto de ocorrência. Na segunda, se fez um levantamento e estudo bibliográfico sobre o bullying unicamente em contexto universitário. A terceira etapa consistiu na coleta de novos dados através de entrevistas semi-estruturadas e aplicação de instrumentos quantitativos específicos para o tema. Após a integração dos dados coletados em todas as fases referidas, foi feita uma análise baseada em conceitos da Teoria Psicanalítica. Com isso pretendeu-se colaborar com a produção científica sobre o fenômeno no meio universitário e, principalmente, buscar refletir sobre a “patologização do bullying” tão veiculada na mídia atual e o quanto ele aparenta preocupar a sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2012-10-09

Edição

Seção

Artigos