UMA TENTATIVA DE COMPREENDER AS MOTIVAÇÕES E SIGNIFICADOS DA PRÁTICA ESCOLAR PARA SEUS DIFERENTES AGENTES

Autores

  • Belmiro T. T. FLEMING Faculdade de Filosofia e Ciências

DOI:

https://doi.org/10.36311/1415-8612.2008.v8n2.215

Resumo

Indisciplina e indiferença pautam a prática escolar. Professores cansados e sem esperança tentam lecionar para jovens desacreditados da importância da educação. Professores acusam alunos, alunos acusam professores. Os demais agentes escolares se dividem, escolhem seu lado nesta guerra travada dia-a-dia. Qual o sentido desta escola? A pretensão deste trabalho é, a partir da observação de diálogos e situações vividas pelos agentes sociais que compõem o ambiente escolar, analisar as diferentes perspectivas que estes possuem sobre a prática educativa. Amparada teoricamente pelo materialismo histórico-dialético e pela teoria histórico-cultural, nossa análise será direcionada no sentido de tentar compreender como a lógica do capital age sobre a instituição escolar e seus agentes, debilitando a comunicação e a compreensão de suas motivações, mitigando as potencialidades do processo formativo.

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Biografia do Autor

Belmiro T. T. FLEMING, Faculdade de Filosofia e Ciências

Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, campus de Marília.

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Publicado

2008-10-05

Edição

Seção

Artigos