CONCEPÇÕES DO BRINCAR E SUA RELEVÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Juliana Cristina BOMFIM Faculdade de Filosofia e Ciências

DOI:

https://doi.org/10.36311/1415-8612.2008.v8n2.213

Resumo

Apoiada nos aportes da teoria Histórico-Cultural, essa pesquisa buscou identificar, pela via da narrativa, quais as concepções e a importância que os professores de educação infantil dão ao brincar como fator essencial à formação da personalidade na infância; e se a possibilidade de fazer de conta, imaginar, divertir, brincar é proporcionada pela prática educativa. A metodologia utilizada foi a denominada História Oral. A partir desse quadro de dados evidenciados, podemos inferir, que há, apesar dos alardes teóricos e oficiais, um discurso que permanece longe da prática, ou seja, é muito difícil perceber a valorização do brincar como uma atividade tão importante, enquanto tantas outras, que a criança realiza no período em que permanece na escola. Assim, ocorre uma dicotomização entre o “jogo” e o “trabalho sério”, ou mesmo o uso do momento da brincadeira como uma atividade de descanso para docentes e discentes.

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Biografia do Autor

Juliana Cristina BOMFIM, Faculdade de Filosofia e Ciências

Graduada em Pedagogia, com habilitação em educação infantil pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007), campus de Marília. Atualmente é estudante, na habilitação em educação especial na área de deficiência auditiva, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e atua em pesquisas apoiadas nos aportes da teoria Histórico-Cultural, principalmente nos seguintes temas: educação e desenvolvimento infantil; brincar; narrativas e práticas pedagógicas

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Publicado

2008-10-05

Edição

Seção

Artigos