PERSPECTIVAS PARA A APRENDIZAGEM E ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS

Autores

  • Juliane do NASCIMENTO Faculdade de Filosofia e Ciências

DOI:

https://doi.org/10.36311/1415-8612.2008.v8n2.212

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir algumas concepções e representações sobre o ensino dos números racionais, em especial, na sua representação fracionária, nas séries iniciais do ensino fundamental. Dessa forma, o artigo aborda a questão da importância do ensino dos números racionais nas séries iniciais do ensino fundamental, tendo como pressupostos básicos as idéias discutidas pelas seguintes autoras: David e Fonseca (1997), em seu artigo “Sobre o Conceito de Número Racional e a Representação Fracionária”, no qual as autoras apresentam as perspectivas envolvidas na abordagem dos números racionais, e as idéias envolvidas no conceito de número racional, analisando também as diferentes significações de fração e sua implicação na aprendizagem dos alunos. Este artigo refere-se ao primeiro capítulo da monografia de final de curso, que resultou de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, concluída no final de 2007.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliane do NASCIMENTO, Faculdade de Filosofia e Ciências

Sou aluna da habilitação de Orientação Educacional, do curso de pedagogia da UNESP - Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - campus de Marilia. Tenho 23 anos, leciono há 4 anos e 6 meses no ensino fundamental de 1ª a 4ª série no município de Pompéia. Moro na cidade de Oriente - SP. Participo do grupo de estudos GPEMAT - coordenado pelo profº Dr. José Carlos Miguel, da UNESP de Marília. Atualmente participando do curso "Formando o conceito de proporcionalidade também ministrado pelo profº José Carlos Miguel.

Downloads

Publicado

2008-10-05

Edição

Seção

Artigos